Sustentabilidade // Design // Inovação
Sexta-13 – Azar… ou sorte??
Azar… ou sorte??
Gato preto… 13… desviar de escada… noite de lua cheia…
Repletos de criatividade, imaginamos deuses, heróis, obras de arte… mas também monstros, demônios, assombrações. Assim funciona a nossa mente criativa e nós que trabalhamos com publicidade reconhecemos o poder dela! Mas nossa imaginação também nos prega peças…
Hoje é sexta feira 13, para muitos um dia de azar. Crendices e superstições povoam nosso imaginário. Sem nem mesmo saber porquê, dá aquele medinho de passar por debaixo da escada …
Mas sexta-feira 13 é mesmo um dia de terror… para os gatos pretos!!
Menos adotados do que os outros bichanos, alvos de preconceito, é comum serem amaldiçoados, maltratados e até mesmo mortos! Tudo começou na Idade Média com a crença de que davam azar e que tinham ligação com o “coisa ruim”. Sacrificados tanto por aqueles que tem medo, como em rituais de magia negra, os bichinhos ficaram com a fama de mau…
Mas, no Egito Antigo havia uma deusa, Bastet, que era representada como uma gata preta. Os felinos eram extremamente respeitados, porque ajudavam os humanos a combater a peste dos ratos.
E o que dizer do número 13, então?? É mal assombrado?
Em um dos oráculos mais antigos do mundo, o Tarot, o número 13 é a carta da morte. Pronto! Todo mundo já sai correndo! Mas o significado simbólico da carta raramente representa morte física. O lado positivo diz que é uma carta poderosa de transformação, passagem de estágio, evolução, renascimento, renovação, agilidade…
Dito isso, boa sexta-feira 13 !!!