A polêmica dos likes do Instagram
Em Julho de 2019, o Brasil passou a ser o mais novo local de teste do Instagram para desativar o contador de likes de uma publicação. Isso significa que o seguidor de um perfil não terá mais acesso ao número de likes de uma publicação, informação agora restrita ao administrador da página. Motivo? Há quem diga que seja por saúde pública, considerando que a relação de dependência entre o propagador da mensagem e o número de likes obtidos naquela postagem, fossem determinantes para considerar uma pessoa influente e popular dentro dessa nova sociedade digital.
No olhar da comunicação, só temos bons motivos para comemorar tal atitude da plataforma. A partir desta nova regra, os produtores de conteúdo deverão ser mais criativos e menos oportunistas. Estabelecer o arquétipo da marca antes de fazer a gestão de um conteúdo passa a ser fundamental para obter maior engajamento com o seu público. Os seguidores, por sua vez, passarão a se envolver com os conteúdos que lhes interessam, não mais por números de coraçõezinhos.
Acreditamos nesta atitude do Instagram e apoiamos a produção de conteúdo associado ao propósito da marca! Isso toca o seu consumidor e a sua publicação se torna mais envolvente.