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Dalben inova em comunicação integrada na Campanha de Natal com Claudia Raia
Conheça as ações inspiradoras que reforçam o propósito de uma das marcas mais fortes de Campinas
Como nunca visto anteriormente, o ano de 2020 foi desafiador no quesito comunicação. Multiplicaram-se as redes sociais e as plataformas em um universo online, exigindo muito empenho e criatividade para os profissionais da Propaganda.
O online passou a ser a tônica de um novo modelo de relacionamentos que chegou para ficar. Em meio à multiplicação dos conteúdos espalhados na rede, muitas vezes ao léu, peneirar as informações de qualidade passou a ser o foco de quem não deseja o mais do mesmo. Nesse momento, faz muita diferença sua marca não embarcar em uma onda tendenciosa e sem direção, mas refletir sobre seu modelo de negócios. Desenvolver uma estratégia capaz de aliar o propósito de marca aos novos ventos do mercado é a essência do momento.
Por esses motivos, surgiram cases de marketing desenhados com humor e assertividade. Além disso, exigiu-se maior pró atividade, tanto das agências, quanto das produtoras e lideranças de marketing das empresas, em somar uma força tarefa capaz de criar uma metodologia própria e inovadora. É o caso da comunicação integrada, realizada pela tradicional rede de Supermercados Dalben, de Campinas, em que foi criado um Comitê de Comunicação, metodologia criada pela Consultoria de Marca Papagaio.
Trata-se de uma linha narrativa proposta de forma híbrida pela consultoria e o estúdio de conteúdo Quebra-Cabeça, junto com a liderança de marketing do Supermercado, Fernanda Dalben, que passou a liderar o Comitê, com uma gestão moderna e aberta à inovação. A metodologia integra a comunicação do varejo às técnicas e conceitos do storytelling. A ideia é manter a continuidade da informação por meio de conteúdos ágeis e de alta performance, aliados ao design que permearão as redes sociais Tik Tok, Instagram, Facebook, Pinterest e linkedin e Youtube além de abranger o Blog do Dalben, e-mail marketing e a criação das hashtags #agentemereceessaalegria, #agentemereceessemomento, #onatalchegou.
Para protagonizar a campanha de Natal, com o lema “A gente merece esse momento – o Natal chegou”, a marca Dalben se associou à grande atriz e artista completa, Claudia Raia. Natural de Campinas, Claudia dominou as telinhas e os corações de milhares de brasileiros, com personagens marcantes em novelas e programas de humor. A veia do alto astral, aliada ao compromisso com valores como gratidão, solidariedade, qualidade e saúde, resultou em um casamento perfeito entre a atriz e o propósito da marca Dalben.
Além disso, as peças publicitárias criadas permeiam o lifestyle de Claudia, que aparece dentro de casa, em respeito e consonância com os cuidados do momento da pandemia. Assim, humor, delicadeza, qualidade de vida e compromisso dão a tônica de uma campanha moderna e sensível.
Deste modo, foi idealizado e colocado em prática um modelo de negócio para o varejo, que objetiva a unidade de comunicação, sem cair na armadilha do preço e oferta, tão banalizada no mercado, mas que une o propósito da marca às ações promovidas pela empresa. O principal beneficiado? O consumidor, tanto dos produtos ofertados, quanto dos valores da marca.
Compartilhar o tão aguardado Natal de 2020 com a carismática e alegre Claudia Raia, torna esse momento especial, aconchegante e sincero. Essa é a diretriz dos roteiros das redes sociais, além dos três filmes produzidos para a campanha. A construção dessa narrativa, iniciada no Natal, estará presente durante todo o verão até o Carnaval, e culminará na inauguração da nova loja de Dalben em Valinhos. Claudia Raia inicia a comunicação integrada do Dalben, estrelando a Campanha de Natal e sua imagem prosseguirá nas próximas campanhas. O propósito da rede de Supermercados está presente em todas as peças, consolidando a marca Dalben sobre seus seis pilares, que traduzem os valores: entreter, ajudar, inspirar, educar, recompensar e informar.
Esse modelo de comunicação integrada e dinâmica demonstra que é possível consolidar uma marca ética no mercado, que inspira novas formas de agir, pensar e viver, e que, muito além do online, está ligada no onlife.