Sustentabilidade // Design // Inovação
Os robôs e os negócios…
Os robôs e os negócios…
Uma pizza projetada por um robô? Um perfume desenvolvido por um cérebro eletrônico? Parece piada? Ficção científica? Será? Empresas como a Domino’s Pizza e a Boticário já estão usando a Inteligência Artificial na análise e criação de produtos.
Produtos projetados com precisão acabam diminuindo gastos, sem falar na redução do desperdício. E a tecnologia está mais perto de nós do que imaginamos.
Para o bem ou para o mal? No filme Matrix (quem se lembra?), vemos uma humanidade reduzida a combustível para as máquinas. O protagonista Neo é o escolhido para libertá-la da ilusão em que vive, pois o mundo foi reduzido a um cenário devastador. Mas, se é preciso tomar cuidado para não perder a humanidade em um mundo cada vez mais tecnológico, por outro lado, a automação pode ser útil no que diz respeito a termos um mundo mais sustentável.
As casas inteligentes são um exemplo disso. Com sistemas operacionais integrados e programação, ajudam a reduzir o uso de energia elétrica. A automação está aí para não esquecer de molhar as plantas na hora certa, a luz acesa sem ninguém em casa, o gás ligado… A tecnologia está mais perto de nós do que imaginamos.